No Brasil não se apura nada', afirma Simon sobre Palocci
Em palestra para estudantes de direito, senador também lamentou absolvição de Sarney no Senado
Roberto Almeida, de O Estado de S.Paulo

ANTONIO MILENA/AE
O senador Pedro Simon, em debate no Largo de São Francisco
SÃO PAULO - O senador Pedro Simon (PMDB-RS) resumiu nesta sexta-feira, 28, com uma frase, o arquivamento das denúncias contra o deputado Antonio Palocci (PT-SP), no Supremo Tribunal Federal (STF), e contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética da Casa. "Ficou provado que no Brasil não se apura nada", afirmou.
Simon esteve em São Paulo, onde participou de evento organizado por estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), no centro da cidade.
Respondendo a perguntas dos alunos e professores, o senador gaúcho foi provocado e respondeu no mesmo tom. "Se houvesse movimento da sociedade, duvido que o Sarney não teria renunciado", desafiou.
Questionado sobre o que seria necessário fazer para "reverter o problema da impunidade no País", avisou que é preciso uma manifestação de "fora (do povo) para dentro (do Congresso)".
De acordo com ele, esta seria a única saída possível. "Se Jader (Barbalho) e Renan (Calheiros) renunciaram e não aconteceu nada, com Sarney é que não vai acontecer nada mesmo", lamentou.
Simon lembrou dos recentes casos de corrupção na Inglaterra, em que os deputados foram punidos. Recordou da Operação Mãos Limpas, que resultou em cassações na Itália. E sublinhou que no Brasil ninguém é julgado. "Porque de dentro do Congresso e do Supremo Tribunal Federal não vai sair nada. Do presidente Lula não vai sair nada. E não adianta destituir o Conselho de Ética, porque o STF acaba arquivando tudo", observou.
Um único momento de descontração surgiu durante o encontro, que durou 3 horas, quando Simon recebeu a informação de seu assessor que a representação do PSOL no STF, que pretende garantir a tramitação do recurso contra o arquivamento das denúncias contra Sarney, será relatada pelo ministro Joaquim Barbosa. "Boa notícia, acho que vamos ganhar", sorriu.
É Senador, está dificil aceitar passivamente todos os desmandos que estão ocorrendo!
O problema é que o povo brasileiro, não sei por falta de informação ou burrice mesmo, não reaje! É preciso mobilizar a sociedade em prol de um movimento de reação à toda a safadeza que nos ronda!
O problema é que o povo brasileiro, não sei por falta de informação ou burrice mesmo, não reaje! É preciso mobilizar a sociedade em prol de um movimento de reação à toda a safadeza que nos ronda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário