sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Eles só queriam mudar o mundo ...





Ficha técnica do livro:

1968: eles só queriam mudar o mundo / Regina Zappa e Ernesto Soto. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.il.

Inclui bibliografia

ISBN 978-85-378-0072-0

1. 1968. 2. Movimentos de protesto. 3. Movimentos estudantis.

4. Civilização moderna – 1950-. 5. Jovens – Atividades políticas. 6. Trabalhadores – Atividades políticas. 7. Mudança social. 8. História moderna - 1945-1989. I. Soto, Ernesto. II. Título. III. Título: Eles só queriam mudar o mundo.



Sumário

Apresentação 11

Janeiro

Prenúncio de primavera, conflitos antigos e corações novos, 17 • Davi e Golias, 19 • Brasil na roda-viva, 22 • Da Lua à Paz Armada, 27 • "My generation", 28 • Bonnie and Clyde, 32 • A ditadura grega liberta Theodorakis, 32 • O Ano Têt, 33 Para Chico Buarque, o fim de um processo efervescente • 24 A antropofagia de Zé Celso, por Macksen Luiz • 26 68, marco na moda do mundo, por Iesa Rodrigues 30 • Ho Chi Minh, o Iluminador 34 • Vo Nguyen Giap, a Raposa da Selva 36 • ESPECIAL: Uma geração encontra o seu destino, por Monica Horta 37

Fevereiro

Avanços e recuos no Vietnã, 43 • Seguindo os passos de Rosa Parks, 44 • Beatles saem em busca de um sentido na vida, 46 • Os excedentes, 50 • Os movimentos revolucionários no Brasil, 53 • Agitação, 55 • No teatro, a resistência entra em cena, 56 • Agitação em Nanterre, 61 O ministro da Justiça dos Panteras Negras 45 • O começo do fim dos garotos de Liverpool, por Jamari França 48 • Um empurrão nefasto no autor de "Ponteio" 54 • A opinião do teatro 57 • ESPECIAL: O sofrimento silencioso dos vietnamitas, por Châu Diên 63

Março

Morte no Calabouço, 69 • My Lai, o massacre dos inocentes, 73 • Velhos problemas, novo presidente, 78 • A geração 68 na Europa, segundo o historiador Tony Judt 71 • O Vietnã de Antonio Callado 74 A canção subversiva dos Stones 76 • ESPECIAL: Contracultura, a voz do caos americano 82

Abril

Cavalos e espadas contra padres, 91 • Três tiros na cabeça de Rudi, o pacifista, 93 • Panteras afiam suas garras, 95 • "Olhei ao redor e vi a terra prometida. Talvez não chegue lá", 99 • Charme, a nova arma política, 103 • Eles que amavam tanto a revolução: Carlos Marighella 92 • Eles que amavam tanto a revolução: Honestino Guimarães 94 • Um sonho de liberdade 100 • ESPECIAL: Estruturas abertas, por Glória Ferreira 105

Maio

Primeiro de maio, 111 • Tintas, pincéis e estilingues, 112 • O maio que marcou a França, 113 • Das salas de aula às barricadas, 91 • Operários entram na luta. Governo treme, 117 • Comuna e bandeiras vermelhas, sabor de revolução, 123 • Negros e pobres marcham sobre Washington, 126 • O movimento se espalha pela Europa, 127 • Eles que amavam tanto a revolução: Daniel Cohn-Bendit 118 • Eles que amavam tanto a revolução: Alain Krivine 121 • Cortina fecha em Cannes, por Pedro Butcher 124 • ESPECIAL: O que os franceses queriam era poetizar a vida 130

Junho

Rebeldes e revolucionários no mesmo barco, 141 • Dispersão francesa, 148 • Conflitos em toda parte, 150 • Tragédia à americana, 152 • Eles que amavam tanto a revolução: Fernando Gabeira 144 • Memória e fantasia, por Lucia Murat 146 • Lugar de louco é fora do asilo, por Cláudio Cordovil 149 • Tiros no príncipe do pop 150 • Bob, a CIA, a máfia e os cubanos 154 • ESPECIAL: Procura-se uma utopia 156

Julho

A atração pela maçã que reluzia, 161 • As aventuras do diário de Che, 161 • Bomba na ABI, 164 • O domínio do mal – O bebê de Rosemary, 167 • O pacifismo e o monopólio nuclear, 169 • A tragédia de Biafra, 175 • Eles que amavam tanto a revolução: José Ibrahin 166 • Vidal Sassoon, o fazedor de cabeças 168 • Orgulho e luta contra a discriminação 170 • E o samba pediu passagem 172 • ESPECIAL: No compasso de todos os ritmos 177

Agosto

Agosto, mês do desgosto, 183 • Primavera sem flores, 184 • Verão dos tan-ques, 189 • A invasão que tentou destruir uma idéia, 191 • Na batalha contra a guerra, 194 • Novilíngua nativa, por Tárik de Souza 105 • Tropicália, segundo Caetano 105 • A usina de energia continua aí 105 • ESPECIAL: O destino dos Sete de Chicago, por Eduardo Graça 105

Setembro

Nuvens negras no Planalto Central, 205 • Queda do ditador não derruba a ditadura, 207 • Mulheres na linha de frente, 212 • Carrancas e guardas vermelhos, 216 • Entre o rock e o comunismo, 217 • Pessoas de plástico, 219 • A vaia em "Sabiá" e a torcida por Vandré – O exílio e o protesto 208 • Mulheres em cena!, por Schuma Schumaher 213 • Filmes estrangeiros lançados em 1968 221 • ESPECIAL: O Grande Salto que não foi adiante 222

Outubro

Pancadaria na Maria Antônia, 227 • Ibiúna – Uma derrota histórica, 228 • Plano de Burnier: terror no Rio, 231 • Guerrilha matou militar americano, 235 • Tragédia e festa no México, 236 • O pódio da discórdia, 238 • Militares na América Latina, 242 • Apolo no espaço e Jackie na Grécia, 245 • Eles que amavam tanto a revolução: José Dirceu 230 • Timothy Lear, de Harvard a guru do LSD 232 • Miss Brasil 68 247 • ESPECIAL: A Escola de Frankfurt no pensamento de uma geração 248

Novembro

Eleições na terra do Tio Sam, 253 • A calma que antecede a tempestade, 256 • Um estilo novo e literário no jornalismo, 256 • Drop City, a comunidade hippie que inventou a Drop Art, 259 • O que vem de lá 257 • 1968, comemorar o quê?, por Jean-François Villetard 258 • O som que vinha das vitrolas 260 • Cinema Marginal – "Udigrudi" tupiniquim, por Pedro Butcher 262 • A mais completa tradução 263 • ESPECIAL: Depois da radicalização, direita volver!, por Claudia Antunes 265

Dezembro

Nuvens cinzentas no horizonte, 269 • Sinal de alerta para a linha dura, 270 • Rainha adiou o xeque-mate, 271 • O fatídico AI-5, 272 • Quem tem medo do Tropicalismo?, 273 • Bombas, espionagem e a Terra vista de longe, 277 • O planeta visto da cela 274 • Rolling Stones e o circo que ninguém viu 276 • "Viemos em paz, em nome de toda a humanidade" 279 • ESPECIAL: 1968: nasce a Teologia da Libertação 282 •

Conclusão: A inserreição do desejo 285

Cronologia 291

Referências bibliográficas, 303 • Agradecimentos, 305 •

Créditos das ilustrações, 309 • Índice onomástico, 306

Visite o hotsite do livro: www.zahar.com.br/1968

A Vera Sílvia

e a todos os que ousaram e ousam

sonhar em mudar o mundo.

Apresentação

Passaram-se 40 anos e 1968 continua desafiando as incontáveis iniciativas para explicá-lo. Para quem procura compreendê-lo, 1968 segue intrigante e provocador. Foram muitas as formas de interpretá-lo ao longo do tempo: ano louco, enigmático, revolucionário, utópico, radical, rebelde, mítico, inesperado, surpreendente, profético, das ilusões perdidas. Adjetivos não faltam. A pergunta que ainda busca resposta no tempo é: qual o vínculo entre tantos e tão espantosos episódios e o curto espaço de 366 dias desse ano, além de tudo, bissexto?

Nem mesmo aqueles que estiveram no olho do furacão, no centro dos acontecimentos, sabem responder com convicção. Uma coisa é certa. Quem lançar um olhar curioso sobre o século passado verá que 1968 se destaca claramente entre todos os outros. Mesmo em relação a anos como 1989, da queda do Muro de Berlim, e 1991, da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A dimensão universal, a repercussão e o extraordinário significado dos eventos que agitaram seus dias colocam 1968 em um patamar único em todo o século XX.

Longe de esgotar o assunto, este livro faz um passeio pelos ricos acontecimentos daquele período, na tentativa de ajudar, especialmente as novas gerações, a entender por que 68 foi tão representativo. Que ele sirva de instrumento para analisar os fatos que marcam nossas vidas até hoje. No mosaico desses acontecimentos, é possível, talvez, encontrar a pista.

Profeticamente, 1968 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional dos Direitos Humanos. Para o povo de Cuba, ele foi o Ano do Guerrilheiro Heróico. Uma homenagem a Ernesto Che Guevara, assassinado pela CIA, no dia 9 de outubro de 1967, no miserável vilarejo de La Higuera, nos Andes bolivianos. A luta pelos direitos humanos e a guerrilha foram personagens marcantes na história de 68.

Ainda em plena ressaca das festas de 31 de dezembro de 1967, o amanhecer de 1o de janeiro de 1968 descortinou um mundo dividido em dois blocos liderados, respectivamente, pela União Soviética e pelos Estados Unidos. Socialismo e capitalismo. Não havia alternativas: era um ou outro. A lógica dominante era a da Guerra Fria. Os dois blocos tinham o poder de destruir várias vezes a Terra – como se fosse possível – com seus gigantescos arsenais nucleares. Por isso, ninguém atacava ninguém, mesmo com a existência de algumas zonas de guerra quente, como o Vietnã, no Sudeste Asiático. Cada um zelava ciumenta e cuidadosamente por sua área de in-fluência. Era essa a decepcionante herança que cabia à humanidade desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Os problemas que subsistiam não impediam que os poderosos respirassem, no limiar de 68, a euforia gerada pelo período de maior prosperidade e crescimento de toda a história do mundo industrializado. Para a maioria dos jovens, no entanto, era um ambiente insatisfatório, autoritário e injusto. Em um planeta iniciando um irreversível e acelerado processo de globalização, com as primeiras transmissões ao vivo pela televisão, via satélite, encurtando extraordinariamente as distâncias entre tempo e espaço, não era nada espantoso que jovens de formação, tradição e história tão diferentes como alemães, italianos, americanos, etíopes, escandinavos, brasileiros, franceses, tchecos, eslovacos, mexicanos, chineses e japoneses se rebelassem e encontrassem em seus protestos – que curiosamente tinham alvos em comum, como o autoritarismo – inspiração para criar novas formas de luta.

A onda de rebeldia que percorreu o globo em 68 foi inspirada, de um lado, por reivindicações específicas de cada realidade nacional – no Brasil, a luta contra a ditadura militar, impulsionada por um sentimento libertário contra o opressivo autoritarismo que permeava as relações no interior das famílias, nas escolas e universidades, nas empresas e na vida cotidiana dentro de uma sociedade de consumo e comunicação de massas que sofria a doença de uma deformada prosperidade.

Mas não era só isso. Jovens de todo o planeta alimentavam também uma generosa e generalizada revolta contra o mundo bipolar, os valores sociais ultrapassados, o falso moralismo, a repressão sexual, as injustiças sociais e a guerra no Vietnã, onde um poderoso país imperialista exercia uma agressão cruel contra uma pequena e subdesenvolvida nação do Terceiro Mundo. Uma guerra que repercutia e também era travada no território americano, especialmente nas universidades, onde milhares de estudantes protestavam quase diariamente contra o recrutamento obrigatório para o serviço militar, apoiados por uma opinião pública crescentemente contrária à guerra e revoltada com o número de mortos e feridos americanos. Aos 18 anos, os jovens eram convocados para lutar e morrer no Vietnã. No entanto, eles sequer tinham o direito de votar. Teriam ainda que esperar mais três anos para completar 21 e poder escolher um presidente.

Na Europa, a existência de uma "cortina de ferro" separando realidades diferentes não evitava que a juventude protestasse dos dois lados contra regimes igualmente incapazes de corresponder a seus sonhos, exigências e esperanças.

Do lado oriental, especialmente na Polônia, na Romênia e na então Tchecoslováquia, as duras condições de vida e a implacável repressão da polícia política não impediam as manifestações dos jovens contra a censura, o frustrante "socialismo real" e o burocrático e repressivo marxismo oficial vigente no Leste Europeu. Protestos vistos com crescente mau humor pela poderosa União Soviética, ciosa guardiã da disciplina, da ordem e da paz dos cemitérios em suas repúblicas.

Ano de muitas audácias. Em que o sonho não era apenas fazer uma reforma ou uma recauchutagem nas opressivas estruturas existentes. O poder da imaginação tinha sido liberado. Os estudantes, que ergueram barricadas no Centro de Paris e nas aléias das bem-cuidadas universidades americanas e tomaram as ruas na bela e secular Praga e em muitas outras cidades, queriam uma nova vida. Seus cantos, suas palavras de ordem, suas bandeiras e cartazes não vinham do passado. Representavam o futuro. Contra o centralismo, queriam autogestão. Contra o autoritarismo, propunham assembléias gerais. Rebelião e revolução nunca estiveram tão próximas.

Em Praga, o premonitório sonho libertário duraria apenas o fugaz tempo de uma primavera, até que os tanques esmagassem a florescente liberdade que, entretanto, voltaria inexoravelmente alguns anos depois com força irresistível para derrubar muros, cortinas e tiranos.

1968 foi, para os americanos, de tirar o fôlego. Pouco depois da passagem do ano, o barulho do espocar das garrafas de champanhe se confundiu com os disparos dos vietcongues, dedicados camponeses durante o dia, imbatíveis guerrilheiros à noite, que, calçados com suas humildes sandálias de sola de borracha, desceram das montanhas do Vietnã do Norte para colocar em xeque o mais poderoso Exército do mundo na ofensiva do Têt (Ano Novo chinês), um dos acontecimentos capitais do ano.

A guerra foi levada ao coração de Saigon e a embaixada americana – um dos lugares mais protegidos do mundo – chegou a ser tomada pelos guerrilheiros. Se os vietcongues não conseguiram atingir no terreno militar todos os seus objetivos, a ofensiva do Têt teve um efeito devastador na opinião pública e colocou definitivamente a maioria dos americanos contra a guerra, fez Lyndon Johnson desistir de disputar a reeleição, expulsou os democratas da Casa Branca, elegeu Richard Nixon presidente e forçou o início da conferência de paz em Paris.

Nos Estados Unidos, líderes continuaram servindo de alvos preferenciais para tiros de radicais e/ou desequilibrados. Robert Kennedy e Martin Luther King foram abatidos. Tribos de todas as cores, tendências e bandeiras soltaram a voz nas ruas e estradas da América: pacifistas, hippies, yippies, Panteras Negras, feministas, homossexuais, militaristas, libertários, militantes dos direitos civis, republicanos e democratas. O debate ideológico foi intenso, temperado muitas vezes pelos cassetetes, bombas de gás e até mesmo tiros da polícia. Com a morte de Luther King, muitos negros consideraram bloqueado o caminho pacífico para conquistar os direitos civis e optaram pela luta armada. Foi um ano de muitos e sangrentos conflitos raciais.

Na enigmática China, a chamada Grande Revolução Cultural e Proletária mobilizava em 1968 mais de 20 milhões de jovens chineses. Armados do Livro vermelho com os pensamentos do camarada Mao, eles sacudiram as tradicionais estruturas de seu milenar país, como se a história estivesse começando do zero, naquele instante. O passado era revisto e refeito. Os guardas vermelhos, como se auto-intitulava a versão chinesa da geração 68, se lançaram numa incontrolável onda de perseguições políticas que fugiu ao controle de seu comandante, Mao, a quem cultuavam como um deus. Líderes e intelectuais foram perseguidos, humilhados e assassinados. Nem o extraordinário patrimônio cultural escapou da fúria purificadora. Templos, esculturas, manuscritos e livros foram destruídos por falta de conteúdo revolucionário.

No final de 68, com a economia e a vida no país mergulhadas no caos, Mao, o Grande Timoneiro, tentou mudar o rumo do barco para evitar o naufrágio, como já tinha feito antes por ocasião do Grande Salto para a Frente, outra campanha fracassada.

Ano de muitos protestos. De vitórias e derrotas para os movimentos populares. No México, estudantes que manifestavam contra a disfarçada ditadura mexicana foram massacrados na tristemente famosa praça de Tlatelolco, na Cidade do México. Nunca se soube o número de mortos, feridos e desaparecidos. Os Jogos Olímpicos, realizados também no México, foram marcados – pela primeira vez na história olímpica – por manifestações de atletas americanos negros contra o racismo existente nos Estados Unidos. No Japão, estudantes enfrentaram a polícia em intermináveis batalhas, protestando contra o uso de seu país como base de reabastecimento das forças americanas que combatiam no Vietnã.

Em todo o mundo, protestos mobilizaram jovens quase cotidianamente ao longo de 1968, mas em nenhum deles as manifestações tiveram a dimensão das que ocorreram em maio, na França. O que havia começado como uma banal reivindicação em uma universidade no subúrbio de Paris, Nanterre, sobre o direito de moças e rapazes partilharem os mesmos alojamentos estudantis, se transformou ao longo do mês numa quase revolução, com 10 milhões de operários em greve, a cidade sitiada, barricadas no Quartier Latin e o poder em xeque.

Mas foi provavelmente no comportamento, cultura e contracultura, que a geração 68 deixou mais fortemente sua assinatura, sua marca, sua herança. Foi um ano extraordinário, em que a comunicação instantânea acertou suas fronteiras com o tamanho exato do mundo. A música, principalmente o rock, tornou-se um dos meios fundamentais para os jovens expressarem suas alegrias e tristezas, angústias e revolta, protesto e esperança no futuro. Janis Joplin, Jimi Hendrix, Beatles, Jim Morrison, Bob Dylan... As convenções existiam para serem quebradas. Muitos jovens deixaram o cabelo crescer, passaram a usar roupas coloridas e a se enfeitar com flores. Pregaram o amor livre e a não-violência. Novas formas de organização familiar foram propostas.

Uma talentosa geração de músicos brasileiros chegou aos palcos em 68, revolucionando a MPB. Festivais da canção revelaram autores. Caetano e Gil burilaram o Tropicalismo, "um movimento para acabar com todos os outros movimentos", buscando uma estimulante interação entre diferentes manifestações artísticas. No teatro e no cinema, José Celso Martinez Corrêa e Glauber Rocha causaram espanto e admiração e abriram novos espaços para a arte.

Tudo isso incomodava os militares no poder. O teatro, em peças como Roda viva, foi alvo de brutais ataques terroristas. Na música, os autores eram obrigados a inventar subterfúgios para enganar a implacável e quase sempre estúpida censura.

Os estudantes brasileiros estiveram nas ruas durante quase todo o ano, enfrentando a feroz repressão do governo militar. Lutavam por suas reivindicações, por liberdade e pelo fim da ditadura. No fim do ano, com a promulgação do Ato Institucional n.5 (AI-5), os militares, depois de quatro anos no poder, filamente tiraram o disfarce e assumiram plenamente as feições do regime que impunham. Uma ditadura cruel e despótica. Tão cruel que, além do uso indiscriminado da tortura contra presos políticos, foi capaz de alimentar planos insanos de utilizar o Para-Sar, uma unidade de elite da Força Aérea especializada em salvar vidas humanas, na eliminação física dos oponentes da ditadura. Atos terroristas contra a população civil – entre eles a explosão do gasômetro no Centro do Rio de Janeiro e o envenenamento das fontes de abastecimento de água da cidade – faziam parte dos planos dos militares "linha-dura". Planos sinistros que foram neutralizados pelas denúncias de um militar democrata.

A herança de 1968 é polêmica, rica e se faz sentir até hoje. Foi o ano deflagrador de uma série de reivindicações sociais, políticas e culturais que continuam sem solução. Indicou a necessidade da criação de uma nova ordem mundial voltada fundamentalmente para o homem, com a implantação da igualdade entre os sexos, do respeito à vida e ao meio ambiente, do planejamento ecológico e da defesa dos direitos das minorias. E o mais importante: ensinou que uma sociedade não é feita apenas para reproduzir a si mesma num círculo vicioso, mas também estar em permanente transformação, visando atender às necessidades e aspirações de sua população.

De onde surgiram inspiração e fôlego para tanta movimentação reunida num só ano? O fato é que, em um determinado momento, alguém não se conformou e escreveu com letras firmes num muro de Paris: "Seja realista, peça o impossível."




Das salas de aula às barricadas

A escalada do movimento estudantil de maio começou logo no início do mês. Os acontecimentos em Paris não eram protestos isolados. Faziam parte de um movimento maior de contestação que ocorria em vários países do Ocidente, como Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca, Espanha, Reino Unido, Polônia, México, Argentina, Chile e Brasil. Jovens e trabalhadores protestavam contra a situação do pós-guerra, os conflitos e as ocupações imperialistas. Se a origem do maio de 68 na França foi, como dizem alguns analistas, a greve mineira de 1963, o estopim foi aceso em 22 de março de 68, em Nanterre, subúrbio industrial onde funcionavam extensões da Universidade de Paris. Nesse dia, estudantes liderados por Daniel Cohn-Bendit, em protesto contra a prisão de membros do Comitê contra a Guerra do Vietnã, ocuparam a universidade, dando origem ao Movimento 22 de Março. Os protestos dos estudantes de Paris, no dia seguinte, em solidariedade aos colegas do subúrbio, levaram à ocupação, poucos dias depois,da Universidade de Nanterre.

Considerada uma das mais progressistas do país, a Universidade de Paris-Nanterre fora criada em 1965, na periferia da capital francesa, para acolher estudantes que não ingressavam no circuito superior tradicional (Sorbonne, Escola Normal, Escola Politécnica). Em pouco tempo tornou-se um centro de contestação. Na verdade, Nanterre mantinha o mesmo sistema autocrático das outras instituições, onde a experimentação era apenas um sonho que não se realizava e o clima de expectativa acabava por deixar um gosto amargo de frustração entre os estudantes. Dessa frustração nasceu o movimento dos enragés, organizado no início de 68 por cerca de 25 ativistas, que tinha força política para parar as aulas e organizar confrontos. Eles acreditavam que não bastava mudar o sistema universitário, embora estivessem descontentes com a disciplina rígida, os currículos escolares e a estrutura acadêmica conservadora. Mais que isso, era preciso transformar a sociedade.

No dia 2 de maio, simultaneamente em Paris e Nanterre, começava o recrudescimento dos protestos estudantis. Numa manifestação contra o status quo, estudantes montaram as primeiras barricadas nas ruas da capital, onde ocorreriam os choques iniciais com a polícia e seriam lançados os primeiros coquetéis molotov. Em Nanterre, prosseguia a insatisfação em relação às reformas reivindicadas e à ocupação. No mesmo dia das primeiras barricadas, os enragés de Nanterre organizaram uma manifestação "antiimperialista" que terminou com o fechamento da universidade pela reitoria. A decisão de fechar Nanterre levou a Sorbonne a abrir as portas para os alunos daquela faculdade, que seguiram, então, para Paris. No dia seguinte eles ocuparam a Sorbonne. Mais tarde, membros do governo reconheceriam que fechar Nanterre fora um erro tático, pois acabou levando as manifestações para o coração da França.

No mesmo dia 3, a polícia invadiu a Sorbonne. A ocupação estudantil provocara uma violenta repressão por parte da polícia, surpreendida pela resistência dos estudantes. Era uma ação sem precedentes. Enfurecida com a ação policial, a diretoria da Sorbonne fechou as portas da universidade pela primeira vez em sua história de 700 anos. Novas barricadas e incidentes no Quartier Latin, bairro dos intelectuais e dos estudantes em Paris, deixaram 600 estudantes presos e mais de 100 feridos. Entre os presos, estavam Cohn-Bendit e Jacques Sauvageot, este líder da União Nacional dos Estudantes (Union Nationale des Étudiants de France – Unef). Os dois, aliados a Alan Geismar, formavam o trio que comandava as manifestações. Geismar chegou a convocar uma greve nacional de professores, que botaria mais lenha na fogueira dos protestos, reprimidos com violência cada vez maior pela CRS, a polícia do presidente De Gaulle.

Não havia como acalmar os ânimos. Os estudantes erguiam obstáculos nas ruas centrais de Paris que davam acesso ao Quartier Latin, antigo centro universitário da cidade. Em 6 de maio ocorria o confronto entre 13 mil jovens e a polícia, que lançava bombas de gás lacrimogêneo contra as pedras atiradas pelos jovens.

Cohn-Bendit, um jovem troncudo, de cabelos vermelhos, que lhe renderam o apelido de Dany le Rouge (Dany o Vermelho), saía pelas ruas da capital francesa empunhando um megafone que viraria sua marca registrada.

As manifestações continuaram nos dias seguintes e cerca de 150 carros foram danificados ou incendiados. A princípio, o governo francês ficou paralisado.

Reagiria logo depois. Uma das maiores batalhas ocorreria na chamada Noite das Barricadas, em 10 de maio. A essa altura, outros setores da sociedade, como sindicalistas, professores, funcionários, jornaleiros, comerciários e bancários, aderiram à causa estudantil.

Daniel Cohn-Bendit

(militante, principal líder do maio francês, escritor, ex-deputado europeu

O alemão Daniel Cohn-Bendit – o polêmico

Dany le Rouge – foi certamente o ícone maior e protagonista mais visível do lendário maio francês. Para alguns era brilhante, sagaz, genial e, para outros, um exibicionista provocador e narcisista ("As câmeras me amam e eu também", brincava). Em toda ocasião em que se lembra maio de 68, Cohn-Bendit costuma conceder entrevistas e reclamar: "Respeito 68 quando posso dizer que foi uma armadilha; se digo que já basta de me entrevistarem sobre o que fizemos, dizem que renego meus atos; e se explico o que aconteceu, me acusam de nostálgico."

Cohn-Bendit foi expulso da França no dia 23 de maio de 68. Em 1993 foi eleito deputado europeu pelo Partido Verde alemão. Nasceu em 1944. Esteve envolvido na busca de soluções para a crise na Bósnia e é um defensor da descriminalização do consumo de maconha.

É um apaixonado batalhador pela União Européia, que considera uma das últimas utopias.

Não se entusiasma ao ser chamado de monumento ou memória viva de 68. Ele admite que aquela foi uma época realmente extraordinária, onde era possível pensar tudo e o seu contrário: "Éramos prometéicos", reconhece, admirado.

Mas antes que seu público se entusiasme, dispara o "torpedo": "Fazer amor pela primeira vez será sempre uma experiência formidável, mas não há por que ficar nessa única experiência e não repeti-la nunca mais."

Em 1983, fez uma viagem de seis meses incógnito pelo Brasil. Encontrou-se com pouca gente do mundo político, como Fernando Gabeira, Fernando Henrique Cardoso, que foi seu professor em Nanterre, e o jogador Sócrates. Conta que chorou quando foi ver uma partida, em que Sócrates jogava, e a torcida abriu um enorme cartaz onde se lia: "Ganhar ou perder não importa. O que conta é garantir a democracia."

Cohn-Bendit, líder estudantil na França

68, marco na moda do mundo

Nunca as mudanças foram tão radicais e súbitas na moda, que mal se recuperava da crise do pós-guerra. A própria capital do estilo, Paris, viveu a rebeldia dos jovens que participavam dos movimentos que culminariam com os confrontos nas ruas, em maio de 68. Yves Saint-Laurent, estilista que começava a se firmar como criador, foi o primeiro a observar que algo estava mudando e a fazer coleções inspiradas no jeito de vestir dos estudantes da Sorbonne, dos motoqueiros da Rive Gauche, enfim, a tirar idéias da vestimenta das ruas. Quanto aos outros colegas, ainda se mantinham protegidos no silêncio e elegância dos ateliês e das Maisons.

Mas não era essa a moda que os jovens queriam. Eles preferiam a mistura de estampas e casacos de couro, do jeito que os Beatles voltaram usando da viagem à Índia, naquele ano de 1968, em busca da sabedoria do guru indiano Maharishi Mahesh Yogi. Eles queriam a liberdade de usar calças jeans, saias curtas e cabelos naturais.

No Brasil, o início da década foi o apogeu da Casa Canadá, dos sapatos de verniz do Chagas, das revistas de moda com modelos da Rhodia, da Fenit, primeira feira de moda do país, em São Paulo. Depois de 1964, a juventude desandou a protestar contra a família burguesa, as mães que andavam de cabelões desfiados e escarpins, vestidos Pucci e bolsas Gucci. Nas universidades, a moda era o blusão de goleiro, da rua da Alfândega, a calça Lee importada, comprada em Copacabana, e as sandálias franciscanas. Os cabelos lisos e longos ou crespos e fartos pareciam dispensar pentes. Na ala masculina, a barba virou obrigatória.

Foi uma época de rebeldia contra as tradições e as propostas da geração anterior. Ao mesmo tempo, abriu o caminho para a democratização da moda. Quanto às idéias que surgiam por trás das portas das Maisons Dior, Cardin, Courrèges, Paco Rabanne, não se pode dizer que tenham ido além das poucas clientes que insistiam em seguir a moda oficial e resistiam ao rejuvenescimento do visual, pela adesão à chamada antimoda. Em compensação, os jovens designers de moda do século XXI não se cansam de olhar e buscar referências nas coleções rejeitadas dos estilistas.

IESA RODRIGUES

jornalista, especialista em moda

Eles que amavam tanto a revolucao

..

..

Esta apresentação dá uma nítida visão do livro, que é muito interessante para os estudiosos do tema, os pesquisadores, os professores de História e demais interessados. Mas creio que os leigos também possam tirar bom proveito da obra, pois pessoas e fatos citados que não são do conhecimento público comum, são facilmente identificados com as próprias explicações dos autores. Uma obra fantástica e imperdível!

Não devemos declinar de buscar conhecimento usando como desculpa o desconhecimento já que uma palavra desconstrói a outra, evidenciando que contra o desconhecimento a única arma que possuímos é a do conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário