sábado, 13 de outubro de 2012

Pensar é Transgredir


Uso aqui, sem permissão prévia, o título do livro da Lya Luft. Mas isso é uma verdade. Em um país de poucos pensantes, os que ousarem fazer isso, são transgressores. Houve um tempo em que eram chamados de comunistas, hoje nem sei como se referem mais à classe que pensa em um país de tolos.
Me ponho a pensar o Brasil e fico triste por perceber que a ignorância ainda leva ao poder os políticos corruptos que irão continuar a agir de forma populista, enganando mais e mais uma população humilde, ingênua e (por que não?) burra mesmo!
E a Educação no país? É de doer. Mas eu ainda acho que boa parcela de culpa de termos uma classe média e média alta repleta de adolescentes sem cultura, é da própria família. Muito se discute a Educação no Brasil em termos de escolas públicas, mas jamais se analisa a situação dos mais privilegiados que nem sempre conseguem sequer uma faculdade decente por precariedade em sua formação. E de onde vem essa falha? Das próprias famílias, que não educam, não intelectualizam, não instruem culturalmente e lançam no colo dos educadores, pedagogos e proprietários de escolas, crianças e adolescentes que só encontram dificuldades no aprendizado, por alienação e total desinformação. Esse segmento da sociedade poderia não ter os mesmos problemas da classe mais baixa, onde, talvez por serem mais sofridos e discriminados, podem alçar vôos mais altos do que os "privilegiados"
Eu conheço muitos intelectuais e excelentes profissionais que vieram de classes pobres e são hoje bem sucedidos. Mas também conheço pessoas de origem rica que terminam seus dias na sarjeta porque o dinheiro do papai vai junto com ele para a sepultura e as criaturas não fizeram nada por elas mesmas. Está mais do que na hora de pensar sobre essas coisas.
A EDUCAÇÃO TEM QUE COMEÇAR NO LAR! Em relação à classe mais sofrida, se o (des)Governo brasileiro fizesse algo em prol da Educação, poderíamos, no futuro, contar com a ajuda de pais mais preparados que, com certeza, nos ajudariam a educar os seus filhos.

É uma coisa para pensarmos já que o Dia dos Professores está chegando!
Para todos nós, educadores que sofremos para tentar sozinhos fazer o que toda a sociedade unida deveria fazer: Educar, exigir do Governo condições melhores para o ensino, favorecer as artes, selecionar melhor o que será produzido e exibido em nossas Tvs e cinemas, incentivar o teatro. Ah, tanto para fazer, mas tão poucos dispostos a isso.
De qualquer forma, FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Um comentário:

  1. Excelente texto! Famílias e professores devem andar em união nessa luta!
    Um bjo

    ResponderExcluir