A TRAJETÓRIA DE UM JORNAL CENTENÁRIO
Nome: Paula Vigneron Azevedo
Professor: Vitor Menezes
Introdução ao Jornalismo I – 1º período de Jornalismo
Os principais fatos históricos da cidade de Campos dos Goytacazes foram retratados no jornal Monitor Campista, que circulou na cidade durante 175 anos. Da primeira visita do imperador D. Pedro II, 1847, passando pela descoberta da bacia petrolífera, em 1974, até a morte de grandes figuras do cenário político de Campos, como o Dr Wilson Paes, no ano de 2009, a nossa planície se manteve bem informada graças à cobertura desse jornal centenário. Além das informações sobre o cenário político, econômico e cultural da cidade, o Monitor se dedicava a cobrir grandes notícias sobre o Brasil e o mundo, tais como: Primeira Guerra, queda da Bolsa de Nova York, fim da Segunda Guerra, e também sobre a faixa de Gaza, em janeiro de 2009.
Fundado no ano de 1834, pelo médico José Gomes Fonseca da Parahyba, em sociedade com o também médico Francisco José Alypio, o jornal passou por diversas modificações em seu nome, sendo também chamado de O Campista e o Monitor, e finalmente se tornou o Monitor Campista. Quando este surgiu, a cidade de Campos era ainda chamada de Vila São Salvador, e só passou a ser considerada cidade no dia 28 de março de 1835.
Foi o primeiro jornal beneficiado pela luz elétrica e pela utilização do prelo da impressora movida à eletricidade, visto que a cidade foi pioneira na utilização desse recurso. Alceir Maia Mendonça afirma, em seu livro "História da Eletricidade em Campos", que:
"Segundo o jornal 'Monitor Campista', em edição especial de 24 de junho de 1883, a história da iluminação da cidade de Campos, por meio da luz elétrica, começou em 16 de julho de 1w881, quando presidia a Câmara Municipal o dinâmico e progressista Dr. Francisco Portella, ocasião em que propôs e foi unanimemente aprovada, a substituição do sistema misto (gás e querosone), pela iluminação elétrica."
Inicialmente, o jornal circulava apenas duas vezes por semana (quarta e sábado), e só em 1875 começou a circulação diária do Monitor Campista, que ocorreu até o dia 15 de novembro de 2009. No ano de 1936, o Monitor Campista era incorporado ao grupo Diários Associados, fundando por Assis Chateaubriand em 1924.
Com a compra de "O Jornal" e "O Diário da Noite", Chateaubriand deu os primeiros passos para a formação dos Diários Associados, que, mais tarde, viria a ser formado também pelos seguintes jornais: "Diário de Pernambuco" (1825), "Jornal do Commercio" (1827) e "Monitor Campista" (1834), sendo que os dois primeiros ainda continuam em circulação e carregam os títulos de jornais mais antigos do Brasil.
O Monitor Campista trouxe avanço para a imprensa da cidade, reformulando as técnicas utilizadas naquele período. Passou-se a usar o título e aboliu-se o uso do negrito na criação de notícias, resultando em grandes inovações para o cenário da época, no qual os jornalistas eram letrados e os jornais carregavam características da literatura.
O encerramento das atividades do jornal significou uma grande perda histórica e cultural para a cidade de Campos. A história do Monitor se confundia com a história local, visto que este veículo de comunicação cobriu grande parte dos principais acontecimentos do município. A tentativa de manter o jornal através da arrecadação de fundos para comprar a marca "Monitor Campista" (cujo valor era R$ 250.000,00) foi em vão. O Movimento Viva Monitor e seus simpatizantes não obtiveram êxito em seu intento, e a última edição do jornal foi publicada no dia 15 de novembro de 2009.
Referências Bibliográficas:
MENDONÇA, Alceir Maia, História da Eletricidade em Campos, Gráfica Editora Lar
Cristão, Campos, 1993. Cap. 1, p. 21
SOARES, Orávio de Campos, Muata Calombo - Consciência e Destruição, dissertação
de mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, 2002.
Portal in 360 - http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=6273
Observatório da imprensa -http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_fim_do_jornal_centenario
Portal Luis Nassif - http://blogln.ning.com/profiles/blogs/salvem-o-monitor-campista
Diários Associados - http://www.diariosassociados.com.br/home/conteudo.php?co_pagina=20&PHPSESSID=a3709eaacd7efec542032078e87ccb43